O amianto (ou asbestos) é a designação comum para uma variedade fibrosa de 6 silicatos minerais naturais – ferro e magnésio -, actinolite, crisótilo, crocidolite, antofilite, amosite e tremolite.
É um produto cancerígeno que foi largamente utilizado, no passado, principalmente na indústria da construção, devido às suas propriedades de incombustibilidade, elasticidade, resistência mecânica, isolamento térmico e acústico. Estes diferentes tipos de amianto encontram-se numa ampla gama de produtos e materiais, de que são exemplos:
– Materiais de isolamento térmico, de baixa densidade em portas corta-fogo e painéis de divisórias;
– Revestimentos de tetos falsos e pavimentos;
– Misturas com gesso, argamassas e estuques;
– Têxteis, papéis e cartão à prova de fogo;
– Discos de embraiagem e calços dos travões;
– Produtos em fibrocimento, em telhas e canalizações;
– Materiais de isolamento elétrico;
– Equipamentos de proteção individual contra o fogo ou altas temperaturas.
O risco de exposição ao amianto ocorre por perigo de inalação das fibras que se libertam.
O que fazer se houver suspeita sobre a presença de fibras de amianto em suspensão no ar ou de materiais contendo amianto?
Nas atividades suscetíveis de exposição a poeiras e fibras de amianto ou de materiais que contenham amianto deve ser avaliado o risco para a segurança e saúde, determinando a natureza, o grau e o tempo de exposição, nos termos do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 266/2007, de 24 de julho.
Caso pretenda realizar trabalhos de manutenção, reparação, remoção ou demolição de materiais contendo amianto, a EnviEstudos tem uma equipa de profissionais especializados com as competências necessárias para acompanhar a sua empresa ao longo de todo o processo, garantindo a segurança e saúde dos trabalhadores e o cumprimento legal nesta matéria.
Para mais informações: enviestudos@enviestudos.com