Segurança e Saúde no Teletrabalho

O regime de teletrabalho vai permanecer como método de trabalho, seja em regime exclusivo ou híbrido (teletrabalho parcial).

Foi disponibilizado este mês, um documento técnico, executado em parceria pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), onde as organizações apelam à adoção de medidas para proteger a saúde dos trabalhadores durante o teletrabalho. De acordo com o documento, o teletrabalho, tem impactos positivos e negativos na saúde física e mental dos trabalhadores.

Entre os benefícios, são salientados o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, os horários de trabalho flexíveis, a redução do tempo de deslocação para o trabalho. Esta forma de trabalho, pode levar a uma maior produtividade e a custos operacionais mais baixos para muitas empresas.

No entanto, o documento adverte que sem um planeamento e organização adequados, no que se refere à segurança e saúde no trabalho, o impacto do teletrabalho na saúde física, mental e no bem-estar social dos trabalhadores pode ser significativo. Entre os malefícios é indicado o isolamento, burnout, depressão, lesões músculo-esqueléticas, tensão ocular, aumento de comportamentos de risco (tabagismo e consumo de álcool), tempo excessivo sentado em frente de um ecrã e aumento de peso.

Garanta que a sua empresa tem o acompanhamento necessário na Segurança no Trabalho, inclusive, os seus trabalhadores em teletrabalho.

Para mais informações: enviestudos@enviestudos.com

Partilhe este post: