Saúde Mental do Trabalho

O tema da promoção da saúde mental nos locais de trabalho já não é novidade para nenhuma organização.
De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que se perdem anualmente 12 mil milhões de dias de trabalho devido à depressão e ansiedade.

O estudo dos fatores psicossociais e a sua introdução nas avaliações de riscos, revelam um passo importante nesta matéria. Contudo, apenas quando temos uma forte cultura de segurança, conseguimos fazer uma análise crítica aos padrões de valores, crenças, significados e expectativas do grupo e utilizar essas conclusões como ferramentas comportamentais e de resolução de problemas.

O que é que as empresas podem fazer mais?
Para garantir um ambiente de trabalho compatível com uma boa saúde mental deve existir um trabalho conjunto de empregadores, trabalhadores, responsáveis por recursos humanos, técnicos de segurança e profissionais de saúde, capaz de favorecer a saúde e segurança de cada pessoa, em locais de trabalho com fatores positivos, bem como reforçar a resiliência individual e com ambientes de apoio que garantam a segurança e a saúde mental do trabalhador.

A EnviEstudos poderá apoiar as organizações nesta análise, bem como na definição de estratégias para responder aos problemas de saúde mental identificados.
Para mais informações: EnviEstudos@EnviEstudos.com

(Fonte: https://www.act.gov.pt)

Partilhe este post: