Todos os dias, através das nossas atividades e rotinas habituais, produzimos dióxido de carbono (CO2) que é libertado para a atmosfera, sendo a totalidade destas emissões, diretas e indiretas, a nossa Pegada de Carbono (PdC).
Os Gases com Efeito de Estufa (GEE) detêm o calor na atmosfera do planeta o que, por sua vez, contribui para o aquecimento global, que tem efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, a vida humana e animal. A redução da pegada de carbono torna-se fulcral para a garantia de um futuro sustentável, com diversas organizações e nações a nível mundial a firmar o seu compromisso com a neutralidade carbónica.
As principais etapas para a neutralidade carbónica são as que se apresentam abaixo, tendo a EnviEstudos competências para apoiar nas diversas etapas:
1. Cálculo da Pegada de Carbono
2. Comprometimento com a Neutralidade Carbónica
3. Elaboração do roteiro e plano de ações
4. Divulgação e comunicação
5. Controlo e atualização da PdC
O objetivo principal do roteiro para a neutralidade carbónica é identificar e analisar as implicações associadas para atingir este objetivo, p.ex. através de técnicas alternativas.
O cálculo da PdC permite identificar as áreas/fontes de emissão prioritárias e delinear o trajeto de redução para, até 2050, se atingir o desejado propósito de carbono zero.
Importa salientar que a neutralidade carbónica não implica necessariamente zero emissões da atividade, mas sim que o balanço entre as emissões e as remoções seja nulo. Para tal, existem diversos mecanismos e projetos para a compensação das emissões que possam não ser passíveis de redução.
A manutenção e e controlo da PdC permitirá também o acompanhamento da trajetória definida no roteiro e ações a implementar, bem como efetuar eventuais ajustes, de modo a ir de encontro à realidade nesse momento e tecnologias disponíveis.
Para mais informações: enviestudos@enviestudos.com