No passado dia 27 de Outubro, foi divulgado o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre o impacto da pandemia Covid-19 e o mundo do trabalho.
Este relatório refere que a perda de horas de trabalho em 2021, devido à pandemia Covid-19, será significativamente maior do que anteriormente estimado, visto que a velocidade de recuperação dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento serão diferentes. Essas diferenças de velocidades de recuperação, devem-se a diversos fatores, tais como, as diferenças de ritmos de vacinação, o aparecimento de novas variantes da Covid-19 e apoios fornecidos às empresas por alguns governos. Assim, a OIT estima que o número global de horas de trabalho em 2021 seja 4,3% inferior aos níveis pré-pandemia, o equivalente a 125 milhões de empregos a tempo inteiro.
Todos estes fatores vão ter um impacto direto na economia global, mas também nos índices de sinistralidade e das doenças relacionadas com o trabalho. A perspetiva para estes dois últimos índices, será a sua diminuição, mas apenas em 2022 estarão todos os dados disponíveis para análise.
Poderá consultar o relatório completo da OIT aqui: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—dgreports/—dcomm/documents/briefingnote/wcms_824092.pdf
Garanta que a sua empresa tem o acompanhamento necessário na manutenção de medidas preventivas e minimizadoras da propagação da COVID-19. Conte com a colaboração da EnviEstudos, S.A.
Contacte através do email Enviestudos@Enviestudos.com ou do nosso contacto (+351) 21 276 55 28.