A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), é a criadora da campanha “Aliviar a Carga”, para os anos de 2020-2022, e conta com o regresso de vídeos do Napo.
Nestes novos vídeos são mencionados alguns fatores de risco como o trabalho sedentário, movimentos monótonos e repetitivos, falta de atividade física e levantamento de cargas pesadas.
As lesões musculoesqueléticas, são o problema de saúde relacionado com o trabalho, mais comum na Europa.
Os sintomas mais frequentes são as dores nas costas e nos membros superiores.
Segundo a EU-OSHA, três grandes fatores que podem levar a lesões musculoesqueléticas são: movimentos repetitivos das mãos ou do braço, estar na mesma posição (em pé ou sentado) durante muito tempo e levantar ou mover cargas pesadas.
A Agência, indica também que, o setor da construção, é responsável por 52% de lesões musculoesqueléticas na Europa e que a maioria está relacionada com acidentes que ocorrem durante o período laboral.
As lesões musculoesqueléticas levam a variadíssimos custos, tanto para as empresas, como principalmente para os trabalhadores, sendo estas lesões as causas mais comuns de invalidez, baixa por doença e reforma antecipada.
Na prevenção está o ganho. Garanta que existe sempre um Técnico de Segurança a acompanhar as várias atividades laborais, que implementa medidas preventivas e medidas corretivas quando estas são necessárias.
Para mais informações visite este link ou envie-nos um e-mail: EnviEstudos@EnviEstudos.com