Monitorização de Condições de Trabalho

Nas diversas atividades profissionais, independentemente do sector, a presença de perigos e riscos para o trabalhador é uma constante. Nesse sentido, em primeira instância deverá ser efetuada a Avaliação de Riscos de forma a que sejam identificados e quantificados os riscos a que um, ou vários trabalhadores, se encontram expostos durante a execução das suas tarefas.

Entre os riscos comummente presentes no ambiente laboral, destacam-se os Riscos Físicos (Ruído, Vibrações, Radiações) e os Riscos Químicos e Riscos Biológicos (fungos, bactérias, vírus). Sempre que na avaliação de riscos, se constatar a presença deste riscos, e o seu grau não for reduzido, deverão ser realizadas medições/monitorizações de modo a não só fundamentar o resultado da avaliação de riscos, mas também verificar qual o nível de exposição dos trabalhadores a um determinado agente, e se essa exposição se encontra de acordo com a legislação aplicável (Decreto-Lei n.º 182/2006, de 6 de Setembro, no caso do Ruído, Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de fevereiro, no caso dos Agentes Químicos, entre outros).

O resultado destas medições permite, para além do referido, conhecer a realidade quotidiana dos trabalhadores e auxiliar na tomada de ações que permitam a mitigação do risco.

A EnviEstudos, S.A., possui larga experiência na monitorização das condições de higiene industrial, dispondo não só de meios e equipamentos adequados, mas também de uma equipa conhecedora nestas matéria.

Consulte-nos.

Partilhe este post: