Impactos das Mudanças Climáticas na Segurança e Saúde no Trabalho

Quando se fala de alterações climáticas, vem nos logo à ideia os problemas causados ao planeta Terra em termos ambientais. No entanto, estas alterações podem afetar também a forma de viver e de trabalhar. Quais os “impactos das mudanças climáticas na Segurança e Saúdeno trabalho”?

As alterações climáticas podem levar a condições extremas de calor e frio, aumentar a frequência e intensidade de fenómenos naturais como tempestades e inundações, e alterar os padrões de doenças infecciosas. Estas alterações podem ter um impacto direto na saúde e segurança dos trabalhadores. Por exemplo, o aumento das temperaturas pode aumentar o risco de doenças relacionadas com o calor, como a insolação, especialmente para os trabalhadores ao ar livre. Portanto, a SST é influenciada pelas alterações climáticas implica adaptar e evoluir as práticas e políticas de SST para responder a estes novos e alterados riscos para proteger a saúde e bem-estar dos colaboradores. Isto pode incluir coisas como melhorar a formação dos trabalhadores sobre os riscos relacionados com o clima, implementar medidas de adaptação como proteção contra inundações no local de trabalho, e desenvolver planos de emergência para fenómenos climáticos extremos.

Dessa forma, pode também criar novos desafios em matéria de SST, como a necessidade de adaptar os locais de trabalho às novas condições ambientais ou o surgimento de doenças emergentes relacionadas com o clima.

Este ano a campanha ​nacional da ACT (autoridade para as condições de trabalho) em associação ao tema escolhido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) é exatamente este: “Impactos das mudanças climáticas na segurança e saúde no trabalho”. Tendo já existido uma sessão comemorativa, no Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho (DNPST), a 29 de abril.

Saiba mais em: https://portal.act.gov.pt/dnpst/Pages/Campanhas/campanha_2024/iniciativas_2024.aspx

Para mais informações: enviestudos@enviestudos.com

Partilhe este post:

BDO INCORPORA ENVIESTUDOS E REFORÇA INVESTIMENTO NA ÁREA DA SUSTENTABILIDADE.

25 de junho de 2024

Seguindo uma estratégia de crescimento e valorização da marca, a BDO Portugal, a 5ª maior empresa de auditoria e consultoria, incorporou a EnviEstudos, empresa com 25 anos de atividade e especializada em Ambiente, Qualidade e Segurança.

Ficam assim reforçadas as suas competências, passando a oferecer aos clientes uma assessoria completa nas áreas de Sustentabilidade e ESG.

A BDO Portugal incorporou a EnviEstudos, S.A., empresa com 25 anos de atividade, especializada em consultoria e auditoria nas áreas de Ambiente, Qualidade e Segurança (AQS).

A BDO passa a oferecer uma assessoria completa nas áreas de Sustentabilidade e ESG, mercado de carbono e outros serviços de ambiente, qualidade e segurança, podendo acompanhar os seus clientes em todas as etapas da jornada da sustentabilidade, desde a definição de estratégias e objetivos até à obtenção de resultados concretos e ao seu reporting.

Paulo Ferreira Alves, Managing Partner da BDO Portugal, refere que esta integração “demonstra o compromisso da BDO para com a sustentabilidade, fortalecendo as suas competências técnicas, enquanto parceiro essencial para organizações que buscam construir um futuro mais sustentável e responsável”.

A agora denominada “BDO EnviEstudos” já presta serviços por todo o país, o que se enquadra na lógica da BDO, uma das empresas do sector com maior capilaridade, com escritórios em Lisboa, Porto, Maia, Braga, Leiria, Faro e Funchal.

O alargamento e complementaridade do leque de serviços, é acompanhado do reforço de expertise, no sentido continuado da prestação de serviços de qualidade e excelência.

Com qualificações reconhecidas por diversas entidades externas, a BDO EnviEstudos possui a certificação ISO 9001 para todas as atividades realizadas, a acreditação do IPAC na verificação de gases com efeito de estufa, tem a atividade formativa certificada pela DGERT e é uma entidade autorizada pela ACT para a prestação de serviços externos de segurança em todas as atividades de risco normais e em muitas atividades de risco elevado.

Para, simbolicamente assinalar este investimento, “a nossa Festa de Verão que se realiza no dia seguinte à Reunião Anual e que acontece esta semana, será um evento carbono zero”, conclui Paulo Ferreira Alves.

Com uma estratégia de desenvolvimento, quer orgânico quer por incorporação, a BDO tem vindo a crescer e a valorizar a sua marca, demonstrando proatividade na resposta às necessidades dos clientes em temas diversos de estratégia e compliance.

JORGE CASTANHEIRA ALVES
Partner

(+351) 937 500 003

jorge.alves@bdo.pt

MÓNICA GODINHO SILVA
Controller / Environment, Quality and Safety

(+351) 937 500 007

monica.silva@bdo.pt