A pandemia não baixou o número de acidentes de trabalho mortais, apesar dos períodos de confinamento e da obrigatoriedade do teletrabalho. De acordo com os dados disponíveis no site da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), no ano passado, 121 pessoas perderam a vida em contexto laboral. Trata-se do mesmo número de vítimas quando comparado com 2019, ou seja, no período pré-covid. Até junho deste ano, contabilizavam-se já 37 acidentes fatais.
Em contrapartida, houve uma redução significativa nos acidentes graves registados, passando de 506 em 2019 para 340 em 2020. Feitas as contas, em média, todos os dias ocorre um acidente grave ou mortal em contexto laboral. A construção, as indústrias transformadoras, a agricultura e a produção animal respondem pela maioria dos sinistros, sendo que a justificação será o facto destes sectores não terem parado a sua atividade durante a pandemia.
A construção civil é o setor com mais vítimas mortais. Ainda assim, os sinistros fatais associados à atividade têm vindo a diminuir. Em 2018, o setor registou 44 acidentes mortais contra 39 no ano passado. No leque de atividades com mais mortes, seguem-se as indústrias transformadoras, agricultura e produção animal, as atividades administrativas e dos serviços de apoio e os transportes e armazenagem. O cenário é idêntico em relação aos acidentes de trabalho graves. Recorde-se que, há cerca de um mês, o Sindicato da Construção de Portugal afirmou que sete em cada dez acidentes de trabalho mortais no setor “eram evitáveis” e exigiu uma maior fiscalização.
A EnviEstudos está pronta para cumprir a sua parte. Temos técnicos que conhecem a realidade e especificidade dos vários sectores de atividade, e que estão preparados para trabalhar com o objetivo de garantir e melhorar as condições de segurança e saúde dos postos de trabalho. Para o conseguir é fundamental estar presente no dia a dia de empresas e trabalhadores de forma a aumentar a cultura de segurança de todos os envolventes e a consequentemente diminuição da sinistralidade laboral.
Para mais informação visite este link ou contacte através do email Enviestudos@Enviestudos.com e do nosso contacto (+351) 21 276 55 28.
Trabalhos com riscos especiais devem ser feitos por especialistas!
Artigo: Silva, Marisa. 2021. “Pandemia não diminuiu acidentes de trabalho fatais”. Jornal de Notícias, 13 de agosto de 2021.