O consórcio formado pela Ferrovial Construcción, S.A. e o Grupo ACA, encontra-se desde março de 2021 a executar a Empreitada de Extensão do Metro do Porto: Linha Amarela (Santo Ovídio – Vila D’Este), em Vila Nova de Gaia, adjudicada pelo valor de 98,9 milhões de euros, que se prevê que esteja concluída no final do ano 2024. No projeto em questão, estão a ser acrescentados cerca de 3 km de linha de metro e 3 novas estações (Manuel Leão – perto do Centro de Produção da RTP no Monte da Virgem, Hospital Santos Silva e Vila D’Este). Está também a ser construído um Parque de Material e Oficinas.
A EnviEstudos, S.A., através do EnviSourcing, está a atuar como parceiro da Ferrovial, onde efetua acompanhamento no âmbito ambiental.
Na empreitada de Execução da Extensão da Linha Amarela, desde Santo Ovídio a Vila D’Este (incluindo o Parque de Material e Oficina), os trabalhos realizados pelo nosso técnico consistem, entre outras tarefas:
Efetuar acompanhamento, monitorização e revisão do Programa de Gestão Ambiental implementado;
Assegurar a correta gestão de resíduos nos diferentes parques de armazenamento temporário de resíduos perigosos e não perigosos, existentes nas várias frentes de obra;
Assegurar a limpeza da via pública, junto dos estaleiros de obra;
Efetuar a verificação das boas práticas ambientais na utilização, armazenagem e manuseamento de produtos químicos e substâncias perigosas;
Monitorizar o tratamento das águas residuais industriais produzidas;
Responder a emergências ambientais (derrames de substâncias perigosas);
Garantir a correta deposição e manutenção das terras vegetais movimentadas;
Monitorizar a qualidade dos solos intervencionados;
Salvaguardar a conservação dos habitats naturais, e da flora existente nas imediações;
Assegurar a sensibilização de todos os trabalhadores envolvidos na obra;
Proceder à avaliação da conformidade legal;
Os trabalhos realizados nas várias frentes de obra representam riscos e aspetos ambientais significativos, cujos impactes ambientais importa mitigar, não só para garantir o cumprimento escrupuloso da legislação e das medidas de minimização delineadas, como para proteger o meio ambiente envolvente. Através da colaboração permanente entre os técnicos da Ferrovial/ ACA e o técnico da EnviEstudos, os trabalhos têm sido conduzidos de forma a ter o menor impacte ambiental possível.
O nosso técnico contribui também para a implementação integral do plano de formação da empreitada na área de ambiente. Tem sido desta forma um desafio de grande responsabilidade e prestígio, num contexto bastante exigente, como seria expectável num projeto desta dimensão e importância para a área metropolitana do Porto.
Para mais informações: enviestudos@enviestudos.com