Uma Declaração Ambiental de Produto (DAP) é uma declaração que permite informar do impacte ambiental do produto, nomeadamente ao nível do impacte na saúde humana, alterações climáticas, entre outras categorias de impacte, para a fronteira do sistema definida (p.ex cradle-to-gate).
A base de uma DAP é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do produto. Um estudo de ACV permite obter uma análise compreensiva de do ciclo de vida de um produto (para a fronteira de sistema definida) e quantificar o desempenho ambiental do mesmo.
Os resultados obtidos deste estudo permitem identificar as etapas do ciclo de vida com maior impacte ambiental por categoria de impacte. Deste podem ser definidas medidas/ações que permitem reduzir o seu impacte ambiental, ou mesmo apoiar na análise de alternativas que permitam esta redução.
Quando existente, este estudo deve seguir as Regras para a Categoria de Produto (RCP) em que se enquadre, que permite seguir um conjunto de requisitos e linhas orientadores específicas para o desenvolvimento da DAP e permite, após verificação, o registo em base de dados do programa de registo seguido. Tal permitirá a comparação do desempenho ambiental entre produtos que sigam a mesma RCP e se encontrem registados no mesmo operador de programa.
As DAP são elaboradas, com base na ACV, de acordo com a ISO 14025 – Rótulos e declarações ambientais – Declarações ambientais Tipo III, e, quando existentes, de acordo com normas específicos para o produto e/ou serviço em estudo, como é caso da EN 15804 para produtos e serviços de construção.
Com os crescentes pedidos da indústria e cidadão comum de informação sobre o desempenho ambiental dos produtos utilizados, a EnviEstudos poderá apoiá-lo na realização de ACV para o seu produto e/ou serviço e na elaboração da respetiva DAP.
Para mais informações: EnviEstudos@EnviEstudos.com